sexta-feira, 29 de julho de 2011

E aí doutor? - Perguntas que devem ser feitas...


Fazer estas perguntas vai dar uma idéia da postura do seu médico com relação ao parto normal

Você acha que parto normal e cesárea dão na mesma? É a favor do parto normal? Por que motivos você faria uma cesárea em mim?
Deixe-o falar, expor seus métodos e as razões que o levariam a uma cesárea. Se não ficar satisfeita com a resposta, cheque com a secretária, como quem não quer nada, quais são as taxas de parto normal e de cesárea da clínica. Converse também com outras pacientes. Karolina Moreira, mãe de Eduardo, de 2 meses, aproveitou a sala de espera para falar com as mães que iriam tirar os pontos. Resolveu trocar de médico.

Qual é a sua taxa de partos normais? Quantos você fez este ano? Quanto tempo durou o mais demorado?
O ideal é que o médico não titubeie e conte pelo menos um caso em que esperou o parto acontecer, mesmo que demorado. Estranhe se, durante seu pré-natal, ele nunca desmarcar uma consulta por causa de um parto.

Quanto tempo você espera depois da quadragésima semana de gestação?
Se a resposta for: "Nem um dia, é perigoso!", ou algo próximo disso, desconfie. Se o bebê estiver bem e a mãe idem, esperar 42 semanas é normal.

Quais são os procedimentos que você usa na hora do parto?
Alguns médicos costumam aplicar soro com ocitocina ou romper a bolsa para acelerar as contrações logo no início do trabalho. Muitos também fazem, de rotina, um corte no períneo (episiotomia), sem avaliar se isso é realmente necessário. São indicações de que o profissional não tem paciência para esperar o parto desenvolver-se normalmente.

Vou ter liberdade para escolher a posição na qual me sinta mais confortável durante o trabalho de parto ou terei de passar o tempo todo na cama?
Deitar de costas, com as pernas para o alto é bastante dolorido. Além do mais, essa posição faz com que o peso do útero comprima vasos sanguíneos localizados nas costas, o que pode provocar falta de ar na mãe e de oxigenação para o bebê. O ideal é que o obstetra dê direito de escolha à gestante. Muitas preferem caminhar, sentar ou ficar de cócoras nas contrações.

Gostaria de fazer um plano de parto, deixando claro o que eu quero que aconteça. Você me ajudaria a elaborá-lo, assinaria esse documento, também me indicaria leituras?
O médico deve incentivar a mulher a tomar pé da situação. Afinal, o parto é dela. "Meu primeiro médico dava muitas explicações técnicas e eu não entendia nada. O que fez meu parto falava em bom português", diz Karolina. Para um profissional favorável ao parto normal, quanto mais a paciente souber o que vai se passar, melhor. O plano de parto vai comprometer seu médico.

Consultores: Dulce Amabis, psicoterapeuta especializada em preparação para parto natural; Andréa S. de Q. Campos, ginecologista e obstetra; e Ana Cris Duarte, bióloga e doula

Nenhum comentário:

Postar um comentário