domingo, 5 de dezembro de 2010

Os 5 "S" e o fim do choro



Hoje eu e Bruna estávamos na casa da Natália e conversando sobre como acalmar o bebê a Bruna veio com a Teoria dos "5S" e Extero Gestação ou Quarto Trimestre.Eu nunca tinha ouvido falar (a Bruna sempre trazendo novidades!!) sobre como acalmar o bebê num gesto tão simples e tão antigo, e tão elementar que as vezes naqueles momentos de choro em que algumas mamis podem entrar em desespero, acabam por fazê-lo instintivamente.Essa teoria na realidade é o Metodo do Dr. Harvey Karp, um pediatra norte americano que trabalha em grupos, repassando suas informações e técnicas.

Metodo do Dr Harvey Karp - 5 passos

1. “Swaddling” - Enrolar o bebê em uma manta ou cueiro bem apertadinho.
2. “Side position“ - Se apenas embrulhar não resolver, colocar o bebê de lado.
3. “Shushing” - Se continuar chorando, fazer um som semelhante aos sons que o bebê sentia dentro do útero materno.
4.“Swinging“ - Embalar o bebê.
5.“Sucking” -  Dar algo para sugar. 








No útero o bebê sentia-se contido, e embalado 24 horas por dia pelos movimentos da respiração e pelos movimentos do quadril da mãe, enquanto ela caminhava ou subia uma escada, por exemplo. Escutava também constantemente um universo de sons do corpo materno (respiração, fluxo dos fluidos sanguíneos, coração, etc).
Quando ele nasce, fica “solto” e se ele ficar solto, se assusta, chora e se debate tentando encontrar o conhecido e tranquilizador limite do útero materno.
Ao recuperar as sensações de sentir-se contido, aconchegado, apertadinho e quentinho, sentir os movimentos e ouvir os sons que escutava no útero, o bebê pode se acalmar e geralmente se acalma. Por isso mantê-lo embrulhadinho é umas das maneiras mais eficazes de acalmar o bebê. Não é à toa  que o “embrulinho” ou “charutinho” (enrolar o bebê em uma manta ou cueiro), é visto como uma forma bem eficiente de acalmá-los.

Então?...Já fez o seu embrulhinho hoje?

Um comentário:

  1. oi rachel! que legal que vc foi atrás desta informação a partir de nossa conversa! como tanta coisa, são técnicas que sabíamos por instinto e que ficaram pra trás na desconexão em que estamos mergulhados...coloquei teu blog nos meus favoritos, se puder, coloque o meu tb e então fazemos propaganda de nosso trabalho e causa conjunta!
    beijos e até breve (gestando nosso primeiro encontro pra 2011!)

    oi rachel! que legal que vc foi atrás desta informação a partir de nossa conversa! como tanta coisa, são técnicas que sabíamos por instinto e que ficaram pra trás na desconexão em que estamos mergulhados...coloquei teu blog nos meus favoritos, se puder, coloque o meu tb e então fazemos propaganda de nosso trabalho e causa conjunta!
    beijos e até breve (gestando nosso primeiro encontro pra 2011!)

    ResponderExcluir